quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pequenas Mudanças, Grandes Resultados

Você deve estar se perguntando o que eu estou fazendo aqui, mais um blog dentre tantos que falam sobre saúde, bem-estar, etc (acredite, também me perguntei isso). Mas já que aqui estou e você também, vamos tornar esse tempinho precioso útil de alguma forma. Pois bem, minha ideia ao criar esse blog foi compartilhar experiências, "trocar figurinhas" e também aprender com pessoas que, assim como eu, se interessam por cuidar da saúde, quem sabe isso pode ajudar alguém de alguma forma.

Então vamos às apresentações, meu nome é Amanda, e estou aqui p/ falar um pouco sobre como minha vida mudou em um ano com as mudanças que fiz e como isso me fez eu me sentir bem, mas tão bem, a ponto de querer compartilhar com vocês. Emagreci 21kg e 400gr em um ano _até agora_ através, principalmente, do Vigilantes do Peso, atividade física, mudança na alimentação e estilo de vida, ganhei autoconfiança, melhora na autoestima e um novo modo de olhar o mundo _e roupas novas também! ;) _ ). Mais 3 quilinhos e entraria em obesidade grau 1, sendo que sou jovem, nunca tive filhos nem nada. Acredito que as roupas não ficarem como imaginava que elas ficariam no meu corpo perto das festas de fim de ano ter sido o que me fez acordar e querer mudar de atitude. Fico devendo uma foto de antes e depois, ok?

Feitas as apresentações (depois falo mais um pouco sobre como foi o processo de emagrecimento), pensei em falar sobre "Mudanças". Isso mesmo. Mudar pra quê? Só se muda aquilo com que não se está satisfeito, aquilo que te incomoda, que te "dói" por assim dizer ou que não se tem escolha. Como tô no time do primeiro tipo de escolha, escolhi mudar e você?

Pequenas mudanças que podem, aos poucos gerar grandes resultados (à longo prazo):




  • "E subo bem alto p/ gritar que é amoooor, eu vou de escada, p/ elevar a dor!" Por que não seguir o conselho da Ana Carolina nessa música e ir, ao invés do elevador, pela escada? Sério, já pensou? Subindo de escada você vai estar queimando calorias, trabalhando glúteos e pernas _bumbum durinho, quem não quer? =] _, fortalecendo a musculatura e melhorando o condicionamento cardiovascular (esse último, se a escada for grande). De quebra evita a fila do elevador e o risco de ficar preso dentre dele (se você tiver problema de microvarizes e má circulação, faça como eu e suba até uns 2 andares, no máximo, devagar como uma lady e só descer que pode descer muitos. Sempre devagar, ok?).



  • Volte andando. Caso não seja um local muito distante, prefira ir a pé do que de carro ou ônibus. Assim, economiza a gasolina, ajuda o meio ambiente e se ajuda, o que é bom demais, né? O gasto calórico de uma caminhada devagar é de 240kcal/hora. Ela ajuda a melhorar o condicionamento físico e é o exercício físico mais fácil de se praticar (a não ser que a pessoa tenha algum tipo de doença restritiva, basta ter pés! :P). Dá uma olhada nos benefícios que a caminhada traz p/ corpo.




  • Escolha, não devore. Sempre que for sair p/ comer fora, antes de fazer seu prato dê uma boa olhada no que tem p/ comer (se estiver começando um novo estilo de vida, talvez seja mais fácil ir p/ um self-service, fica mais fácil de montar o prato). Veja todas as opções (não faça como eu fazia antigamente, ia colocando de tudo um pouco, por que queria provar tudo, e aí o prato ficava uma montanha e mesmo que não fosse aguentar mais me obrigava a comer pois era como se ouvisse minha vó dizendo que tinha gente passando fome no mundo e eu estragando comida) e só então comece a fazer o prato. Se tiver vários tipos de prato, escolha o menor, pois como comemos com os olhos também _ tô mentindo? ;) _o prato fica mais cheio logo e temos a sensação de estarmos comendo mais.




  • Comece sempre c/ a salada. Isso é muito, muito, MUITO importante, salada! Se quer emagrecer, uma das coisas que tem que fazer é tornar a salada sua melhor amiga. Peça salada de entrada se for p/ um restaurante à la carte, no self-service escolha os mais variados tipos de folhas e legumes. Faça um prato colorido, que te estimule visualmente. Vale colocar pedaços de fruta também e algum molho leve p/ deixar mais gostoso(como faço Vigilantes, meu "molho leve" é o barbecue, que é 0 ponto, é sempre minha 1ª opção, além de ser uma delícia _em outro post explico melhor sobre os pontos_). Quem não gosta de salada deve tentar se acostumando aos poucos, como disse, os molhos e pedaços de fruta ajudam, dar uma chance pros matinhos também facilita a "entrar no clima", sabe o tudo de bom que as verduras podem fazer por você também (também não amava salada, comia umas verdurinhas de vez em quando, mas aprendi a gostar e hoje não vivo sem, acredite se quiser, hoje está entre meus pratos favoritos e é fundamental p/ me sentir bem alimentada).



  • Coma antes de ir p/ uma festa. Nunca, nunca mesmo, vá à uma festa sem comer antes. Cresci ouvindo pessoas dizerem (e também já fiz o mesmo por muitos anos) que como ia p/ um rodízio ou festa, ou algo do tipo não ia comer p/ "guardar espaço p/ mais tarde" ou mesmo "p/ não engordar tanto já que ia ter muita comida diferente mais tarde". Ambos os motivos estão errados. O 1º por que é deselegante e o segundo por que causa justamente o efeito contrário: a gente come muito mais quando se está morrendo de fome, fato. Então, p/ não passar vergonha parecendo que veio de um deserto e passou 500 dias sem comer e p/ não correr o risco de botar todo o esforço da semana a perder coma antes! Mas alto lá, coma uma fruta, salada e pode acrescentar uma proteína leve também. Uma boa dica é uma vitamina de banana light (depois passo a receita em outro post. A receita não é minha, é da minha orientadora, que quando postar, vai receber os devidos créditos, ok?).


Bom, acho que, por um dia, essas dicas são suficientes. Podem servir de começo. Lembrando que qualquer mudança tem que vir de dentro, de uma decisão sua, e só funciona se houver disciplina e determinação. Cair todo mundo cai _eu também já cai_, mas a diferença é o que você vai fazer com essa queda, se vai desanimar e jogar tudo p/ alto ou se vai simplesmente, aprender com ela (levantando, sacudindo a poeira e dando a volta por cima!!). 

E gente, Se eu consigo, você também consegue!! ;DDD

There´s something about tomorrow... Amanhã tenho um casamento p/ ir e sábado outro. Vou postar aqui minhas estratégias p/ não sucumbir e não chutar o balde. Aguardem (e torçam p/ que consiga resistir!).

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, xará! Aparece mais vezes e qualquer coisa pode perguntar, ok? ;***

      Excluir
  2. Ai Amanda.... o finzinho foi uma alavanca pra qualquer alta-estima baixa... =)

    ResponderExcluir