sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como sobreviver à uma festa de Casmento

Boa tarde a todos. Como dei uma preview ontem, hoje vou falar sobre como conseguir ir p/ uma festa de casamento sem sair da dieta _ops, dieta não, do estilo de vida saudável (soa bem melhor, né? ;) )_. Esse seria um post que faria mais adiante, por considerar "high level" sobreviver a casamentos, mas como não dava p/ deixar passar as oportunidades resolvi fazer esse post hoje mesmo (tenho um casamento logo menos, à noite, e outro amanhã, à tarde).




1º _ Faça um planejamento. Esse é, provavelmente, o item mais importante de todos. Já que casamento costuma ser uma festa em que se é convidado(a) c/ antecedência, fica melhor p/ você se programar (esses mesmos, sabia meses atrás que seriam seguidos e que ia precisar de uma estratégia, então, fui logo delineando na minha cabeça o que iria fazer). Assim, não tem desculpa de dizer que ficou em cima da hora e não sabia o que fazer, ok?




2º _ Exercite-se. Minha parte favorita: se você se exercitar, além de diminuir a ansiedade _por que quem é fissurado por comida vai estar, provavelmente, pensando nas coisas gostosas e diferentes que vai comer lá   (e se você for como eu era, ainda vai ficar pensando "quando terei a chance de novo de comer esse doce fino c/ essa geleia rara produzida apenas no verão francês e tal?" _só um exemplo hipotético, ok? ;) _e se for curioso(a) também lascou: "Preciso provar de tudo, mesmo que um pouquinho, só p/ saber o gosto". P/ depois fazer um ranking mental do que gostou mais. Acreditem, eu conheço bem essas situações e o "pouquinho" de cada coisa vai fazer um estrago beeeem grande na balança depois) _, vai ficar mais bem disposto, estar fazendo bem p/ saúde, turbinando o corpo e _a parte boa p/ quem gosta de comer (e me incluo aí, rs... _, podendo comer SIM das coisas gostosas e diferentes que tiver por lá. Só tem um detalhe: vai poder comer mas com moderação (comida, às vezes, devia ser igual cerveja e vir c/ uma plaquinha de "aprecie c/ moderação" p/ gente lembrar que comemos p/ viver e não o inverso). Então vou passar p/ vocês o que fiz hoje p/ poder comer uns docinhos mais tarde, ok?


  • 2hs de Zumba Fitness  (queima até 1000 cal por hora. No meu caso, pelo treino que faço, devo ter queimado, como foram duas horas, de 1000 a 1200 cal. Sendo que, p/ mim, como faço Vigilantes do Peso, interessa saber que gerei 18 pontos ativos _vou explicar o que é isso mais adiante_ ;
  • 32 min de caminhada em ritmo baixo. Não sei quantas calorias queimei, mas sei que gerei 1 ponto ativo c/ ela (isso foi eu indo e andando pros cantos hoje);
  • Massagem. Ok, massagem não é exercício, mas ajuda a queimar gordura. De vez em quando, pego uns pacotes dessas promoções de site de compra coletiva (hoje em dia como a oferta de clínicas é muito grande, é possível conseguir pacotes a preços acessíveis pros mais variados bolsos) e tinha uma marcada p/ hoje (fiz eletrolipólise, drenagem linfática, massagem redutora e crioterapia). Lembrando que meu foco, em específico, é o abdômen mesmo (um resto de barriguinha que muita gente vai dizer que não tenho, mas que eu vejo e sei que ainda está lá _ainda_).




3º _ Coma antes de sair. Comentei isso ontem e reforço: não se deve nunca ir à uma festa sem comer (ainda mais casamentos). O risco de cair de boca é grande. Talvez alguém esteja se perguntando, "então eu devo comer muito antes de ir p/ um casamento?". Muito não. Deve-se comer, no máximo, o que se comeria normalmente (normalmente, que eu digo, dentro de um estilo de vida saudável, ok?) ou menos. Acho que a "medida certa" quem dita é a pessoa. Por exemplo, logo mais, quando for antes de ir p/ casamento, vou me observar p/ ver se estou c/ muita fome ou se posso comer menos e aguentar p/ festa. Caso perceba que está c/ muita fome, talvez seja melhor comer o jantar normal e ir p/ festa, por que assim o risco de estragos diminui ("dos males o menor", né assim?). Então, você está me perguntando o que deve comer, não é? Podem ser várias coisas, como vou pelo pensamento do Vigilantes (carinhosamente, chamarei aqui de VP, certo?), procuraria coisas zero além de outras com poucos pontos. Exemplo: salada, chá sem açúcar (pode c/ adoçante), frutas, alguns sucos e muita, muita água. Tudo isso que falei aí é zero ponto. Zerinho, zerinho. De proteína pode-se picar um polenguinho light e colocar os pedaços na salada, p/ dar um toque. De molho p/ salada, iria de barbecue, que também é zero (o inglês é zero também, mas não é tão gostoso) ou se quiser, mel c/ mostarda (1 c.s. é 1 ponto). Com isso você multiplicou o que vai comer, se comer essas coisas e ficar satisfeito(a), ótimo, pode ir p/ festa e vai poder comer um pouquinho mais já que "sobrou do jantar", senão, ok também, pois, c/ certeza, irá comer bem menos do que iria comer no jantar. Entenderam o espírito da coisa? ;)













4º _ Faça escolhas (e fuja da tentação na medida do possível). Ótimo, você seguiu tudo direitinho, obedeceu o planejamento, se exercitou, comeu antes de sair mas agora está no casório e as comidinhas estão passando por você servidas por garçons solícitos _ou não_ em lhe servir a contento. Tem gente até que vai se oferecer p/ fazer prato p/ você (é mais comum entre pessoas de mais idade da família _incrivelmente, ainda tem gente que acha que gordura é sinônimo de saúde, então pode ser que aquela sua tia mais velha queira lhe  fazer um "pratinho", alegando que você está "magrinho(a)" quando, na verdade, metade das suas calças não fecham mais. E ela vem c/ o prato tão cheio que você que se esconder debaixo da mesa por que parece que ali tem metade da mesa de frios._) ou ficar lhe oferecendo comidas o tempo todo. É simples: diga NÃO. Com educação, claro. Agradeça a gentileza, mas diga que ele(a) não precisa se incomodar, que você já comeu e que quando estiver c/ fome vai, você mesmo(a) se servir novamente. Vá você fazer seu prato. Olhe antes as opções. Escolha se vai comer do jantar ou da mesa de frios (se quiser comer dos dois, quantidades mínimas devem ser colocadas, e acho que, p/ quem tá começando agora, não é recomendável ir nas duas mesas, a tentação é maior. Escolha uma e pronto. Deixe p/ encarar as duas quando tiver mais experiente e controlado(a). Fuja das tentações, no que der. Você não precisa acompanhar todas as pessoas que estão na sua mesa até à mesa de frios ou de doce, vá uma vez e pronto. Não sente perto da mesa de doces também (a vontade de querer pegar "só mais umzinho" pode ser grande e talvez não resista). P/ essas ocasiões vale a máxima: "melhor prevenir do que remediar".




5º _ Beba água!! A última dica de hoje é bem simples e escutamos isso todos os dias, seja de médicos, orientadores físicos, em revistas ou até da sua mãe mesmo. Beber água é muito importante, ela é fundamental p/ manter nosso organismo em perfeito funcionamento, está em 20% dos ossos, transporta alimentos, oxigênio e sais minerais e etc, etc, etc... Isso todo mundo sabe, mas talvez o que você ainda não tenha ouvido falar é que sede pode ser confundida com fome. Isso mesmo, às vezes, não estamos com fome e sim com sede, mas se não bebermos água (ou não identificarmos que é sede), acabamos comendo. Seja por ansiedade, ignorância, ou até uma "busca do nosso inconsciente por água" _afinal, existe água nos alimentos_. Então, o que fazer? Beba água, beba muita água (não uma "overdose, mas beba). Até se estiver pensando em comer mais, beba água antes, um ou dois copos e veja se ainda está com vontade de comer depois. Beber água meia hora antes de comer ajuda na digestão e li em algum lugar que diminui a ingestão de calorias na refeição, não lembro se era em 10% ou 20%.

Só p/ que vocês entendam, pois ainda vão me ver falando muito nisso, uma breve explicação dos "pontos" que conto no VP. P/ quem não conhece, funciona assim: todo mundo que faz VP tem direito a uma cota diária de pontos que é calculada em função da idade, altura, peso e sexo. Essa cota tem que ser, obrigatoriamente, comida todos os dias (a cota mínima é 26 _é a minha, por sinal =] _) e dividia em 5 refeições a intervalos de 3hs cada. Em todas as refeições deve-se incluir frutas e(ou) verduras, p/ aumentar a saciedade e pra obtermos as vitaminas e minerais que nosso corpo precisa. Todos têm, independente da cota que tiverem, direito a 49 pontos extras por semana, que servem, justamente, p/ quando tem uma festa, uma saída, podermos comer como pessoas normais que somos, claro. E os pontos ativos são gerados através de exercícios. Os pontos são gerados de acordo com o peso da pessoa e intensidade do exercício e tem validade de 24hs apenas. Deve-se malhar p/ colocar tudo no lugar e ser saudável, mas, secundariamente, isso pode permitir, sim, que a pessoa coma mais um pouco quando tiver vontade. Por isso que disse que tinha gerado 18 ativos fazendo zumba, 1 caminhando e tenho ainda os pontos do dia _que devo usar, pelo menos algo, agora no jantar_ e 37 extras que ainda tenho. O que faz com que possa ir tranquila p/ casamento curtir a festa e o momento feliz da minha friend. :D Pq o momento feliz dela não precisa ser um momento infeliz p/ meu corpo, só depende das escolhas que fizer.

Espero que tenham curtido as dicas e coloquem em prática assim que puderem, qualquer coisa, estou à disposição. Ah! Não recomendo seguir a dieta do VP sem acompanhamento. O grande diferencial do VP é o apoio do grupo, as pesquisas comprovam que quem emagrece tendo o suporte de um grupo se mantém muito mais, até pelo resto da vida, do que quem segue sozinho. Além do mais, só indo numa reunião que você vai ter acesso às dicas da orientadora _que também já foi gordinha e passou pelo mesmo processo que todos do VP que vão as reuniões_ e ainda vão ter aquela "cobrança" consigo mesmos em relação à balança (afinal, se você sabe que vai se pesar toda semana na balança de lá você maneira, né?).

There´s something about tomorrow: Foi p/ casamento e não conseguiu resistir? Amanhã vou dar umas diquinhas de como contornar a situação e não colocar todo o esforço a perder. Aguardo vocês. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário