sábado, 15 de fevereiro de 2014

Emagreça rápido e recupere rápido (e alguns quilinhos a mais também): os riscos das loucuras que se faz p/ emagrecer sem esforço



Boa noite, gente. Acordei c/ uma gripe bem chata hoje _que bom que foi hoje e não ontem_, mas vou me esforçar p/ fazer um post legal p/ vocês, ok? Pois bem, acho que se fosse feita uma pesquisa na rua e perguntasse uma lista das coisas que as pessoas querem realizar este ano, entre as primeiras coisas que estaria nela, seria emagrecer. De preferência, rápido. Todo mundo quer um "corpitcho" legal, mas a pergunta é: que preço estamos dispostos a pagar por ele?

Emagrecer não é fácil, exige esforço, disciplina e determinação (e apoio que é muito, muito importante p/ quando fraquejarmos _o que é normal, já que somos humanos_). Só que muita gente esquece disso e busca uma "fórmula mágica" p/ alcançar esse objetivo e, vejam só, isso não existe. O emagrecimento deve ser aos poucos p/ que o organismo possa se acostumar c/ a nova situação do corpo, evitando complicações e até problemas psicológicos. A OMS recomenda que o emagrecimento deve ser de até 1,5kg por semana (o *VP é mais rigoroso quanto a isso, o máximo, ideal, é 1kg por semana), mas por que isso, afinal?

 

Consequências do Emagrecimento rápido:

  • Flacidez;
  • Desmaios;
  • Queda de cabelo e unhas;
  • Anemia;
  • Mudanças no coração (podendo até chegar a ter que colocar um marcapasso por uns tempos);
  • Diminui a libido;
  • Intolerância ao frio;
  • Osteoporose em nível alto;
  • Urina em excesso (perdendo água e sais minerais gerando cãibra, fraqueza, perda de sensibilidade das mãos);
  • Baixa imunidade;
  • Complicações no fígado;
  • Embolia (dá p/ morrer de embolia);
  • Cálculos na vesícula;
  • Metabolismo lento;
  • Morte súbita (em dietas rigorosas demais, pode-se chegar a este ponto).


Sabem, acho que não precisava mais nada, se eu tivesse querendo emagrecer de maneira rápida e inconsequente e alguém chegasse p/ mim e dissesse que poderia ter todas essas coisas eu mudaria de ideia rapidinho. Pode parecer exagero o que vou dizer, mas isso é quase um "suicídio a conta-gotas".
 

Isso por que se dermos uma olhada no aspecto fisiológico, no lado psicológico ainda teria-se problemas c/ a autoimagem ("X" é gordo e de uma hora p/ outra se vê magro, seu cérebro não se acostumou c/ a ideia ainda e se vê como gordo, p/ cérebro "gordo" é o "certo", é o que ele está acostumado, é a "mancha", digamos assim. Então, ele, cérebro, vai fazer de tudo p/ induzir o corpo a voltar ao peso que ele já está acostumado, e, normalmente, as pessoas recuperam o que perderam e ainda ganham, por que demora p/ cérebro processar que já está c/ toda a gordura de volta, e você recupera tudo e ganha mais uns 5 quilos) e até ansiedade mesmo (quem se priva muito tempo de comida acaba gerando o "efeito rebote", ninguém aguenta por muito tempo, aí quando o corpo "grita" que não pode mais, ele vai querer "correr atrás do prejú" e vai comer tudo que ver pela frente, engordando mais até do que o peso antigo, mais uma vez).

Nosso corpo foi criado para "aguentar o rojão", o que significa que quando ele passar por privações ele vai fazer de tudo p/ tentar sobreviver, isso inclui estocar mais gordura e queimar menos calorias durante o período de necessidade (ou seja, a pessoa engorda). Chegando ao ponto de usar o próprio músculo _massa muscular magra_ p/ conseguir energia, o que diminui o metabolismo e faz c/ que a pessoa engorde também.
Dietas que recomendam a ingestão de óleos, por exemplo (lembro logo do óleo de côco), fazem mal por que uma colher equivale, em calorias, ao consumo de um bombom recheado _já pensou comer um bombom recheado antes de cada refeição? É engordar na certa_, tem gente que tem diarreia, ânsias de vômito e conheço pessoas que aumentaram todas suas taxas tomando esse troço. Óleo é gordura, e gordura demais acaba fazendo mal. Pessoas que emagrecem tomando esses óleos é por que adotaram outras medidas no seu dia-a-dia, como alimentação adequada e exercícios físicos (quase que dá p/ dizer que elas emagreceram "apesar" do óleo).

Não adianta querer brigar c/ isso, Deus fez nosso corpo de maneira perfeita e quanto aos meios que ele funciona temos que nos conformar (é melhor que ele seja assim mesmo). O que dá p/ fazer é tentar entender melhor como funciona nosso organismo e buscar alternativas p/ "enganar" o corpo, fazendo c/ que ele "faça o que a gente quer" _nesse caso, o que precisamos dele_. Daí todas as dicas, p/ emagrecer saudavelmente, deve-se procurar um nutricionista (ou um grupo de apoio, óbvio que vocês sabem que vou recomendar o VP, que tem um grupo de apoio e, por trás de todos os ensinamentos, existe uma equipe de nutricionistas e outros profissionais trabalhando p/ desenvolver todos essas ideias p/ gente), desenvolver um planejamento, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e saber ganhar e perder. Ganhar por que sim, é possível não só ganhar um pouco de peso no processo de emagrecimento _p/ depois voltar a perder novamente_ como muitas outras coisas que são boas: autoestima, confiança, qualidade e experiência de vida. E perder, não só os quilos como também o medo de enfrentar o que for necessário para alcançar seus objetivos, perder nesse caso se faz necessário p/ tudo, é encarar o emagrecimento _assim como tudo na vida_ como um plano a ser seguido, c/ uma trajetória que pode (e será alcançada) se a seguirmos à risca (ou c/ pequenos deslizes, até faz parte). É encarar a situação não c/ desespero, mas esperança e ousadia. É saber que o que se tem pela frente é nada mais nada menos que um desafio.

Espero que tenham gostado e não pensem mais em "loucurinhas de verão" p/ alcançar o corpo dos sonhos e sim na alternativa que não é a mais fácil, mas é a melhor e mais duradoura, o emagrecimento saudável. E lembrem-se, se eu consigo, você consegue! ;)

There´se something about tomorrow:  A importância de comer de 3 em 3 horas.

*VP = Vigilantes do Peso

Um comentário:

  1. Gente, por alguma doideira do blogspot não consegui colocar uma imagem sequer, sei que fica muito mais agradável visualmente c/ as imagens, maaas, fazer o quê, né? Era isso ou ñ postava hoje, aliás, a internet tb ñ tá colaborando, tô tentando postar desde ontem. Tá difícil, viu? Afff... Quando o blog voltar ao normal coloco imagens, tá? ;***

    ResponderExcluir