terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Emagrecendo pulando corda!

 
 
Hi, folks! Não deu p/ postar ontem (tava dodói) mas hoje estamos de volta p/ falar de uma atividade que todo mundo já praticou nem que seja na infância: quem nunca pulou corda? Ainda me vem à mente a "clássica" musiquinha de pular corda "O homem bateu em minha porta, e eu abri! Senhoras e senhores..." ou, p/ quem teve uma infância anos 90, dá p/ lembrar de uma música do Trem da Alegria tb ("de todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda _é pular corda!_"). Lembranças à parte, vamos ao que interessa:
 
Pular corda emagrece pois trabalha vários músculos do corpo, como braços, pernas, bumbum e abdômen e também aumenta a flexibilidade do corpo, o equilíbrio, a coordenação motora e ajuda a esculpir o corpo (de quebra, ainda é divertido).
 
Mas não se iluda, pular corda é um exercício de alto impacto e, se tiver alguma restrição é bom procurar um médico antes de começar a praticar. É aquele tipo de coisa que parece fácil, todo mundo "sabe fazer", mas que cansa p/ caramba, afinal, você vai estar pulando o tempo todo!
 
Como pular corda de maneira correta?
 
Eu podia dar um passo-a-passo aqui, mas acho mais prático (e eficiente) postar um vídeo que achei na web:
 
                                
 
Aqui ele ensina não só o básico como também pular c/ pés alternados, jogo lateral, etc... Recomendo, no começo ficar só no básico mesmo, p/ evitar lesões (eu também não sei pular assim, só sei o basicão mesmo, tô p/ comprar uma corda e voltar a pular por esses dias, por que c/ os benefícios que descobri _+ do que sabia que tinha_ pesquisando p/ postar no blog eu também quero entrar nessa, rs...). E sim, é normal sentir dor nas pernas nos primeiros dias, o corpo não está acostumado, é um exercício novo, então vai doer um pouco depois mesmo.
 
 
 
 
Vantagens de pular corda:
 
Você pode levar o material _a corda_ p/ qualquer lugar (cabe na mochila, dá p/ levar em viagens também numa boa), uma corda custa barato (além dela só precisa de um tênis c/ amortecedor), pular é divertido, aumenta a saúde cardiovascular e queima gorduras. De quebra, essa é a parte que todo mundo mais gosta, emagrece bastante: C/ 15 dias de treino, praticando por 20 min (nesse site diz 30 min no do link seguinte diz 20 min, na dúvida, melhor fazer 30 m), pode-se perder até 4kg! Combinando c/ alimentação balanceada pode-se chegar a 6kg no mesmo período. Pular corda emagrece mais que pedalar ou correr pois o esforço é maior. Agora, minha ressalva, não duvidando que pular corda emagreça tanto, mas não vá se matar pulando corda nos próximos 15 dias sem nunca ter feito atividade física. Lembro bem do que aprendi no VP que quanto mais rápido se emagrece mais rápido se recupera o peso e isso não queremos, né? Não faça qualquer exercício pensando que, por estar se mexendo mais, vai precisar comer mais, pois é assim que as pessoas engordam. Por essa razão, muitas pessoas em academias não "baixam o lombo" nunca, por que estão num círculo vicioso, -> exercícios -> comida (pesada até) + exercícios + comida ainda, e assim vai. Não faça exercícios p/ comer, faça por que lhe dá prazer, por que é bom p/ saúde e faz você se sentir bem (hello, endorfinas! :P). Eventualmente, poderá comer mais (disse eventualmente, ok?). 
 
 
 
 
 
Pra começar:
 
Alongue antes. Pule de 1 a 2 minutos e faça pausa de 30s. Aos poucos, aumente a duração dos saltos e vá diminuindo os intervalos. Alongue depois. E caso esteja sem corda, dá uma olhada nesse vídeo que sugere um exercício imitando o movimento de pular corda:
 
 
 
 

Bom, pessoal, acho que é isso, espero que tenham gostado e possam aproveitar as dicas. Lembrando que não adianta só o exercício, é preciso alimentação saudável p/ conseguir emagrecer (na verdade, a alimentação é ainda mais importante que o exercício, mas um não deve excluir o outro) e perseverança. Pouco é melhor que nada e se cair, levanta e segue adianta. Se eu consigo, você também consegue! ;)
 
Treino do dia: 75 min de esteira alternando caminhada e corrida.
 
There´s something about tomorrow... Por que devemos alongar antes e depois de nos exercitarmos? Veja aqui no próximo post do Joia. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário