quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alongamento: antes e depois do exercício

 
 
 
Boa noite, pessoal. Vocês devem estar se perguntando por que um post só sobre alongamentos e não sobre algum exercício em si ou sobre alimentação ou coisa que o valha. Pois bem, por que alongar é fundamental p/ corpo, inclusive p/ bom desempenho dos exercícios que costumamos praticar. Entre outros motivos que podem conferir logo abaixo.
 
 
 
 
Por que alongar?

Alongar serve p/ que se evite lesões antes de começar a atividade física (torções, ou coisas do tipo), p/ que aumente o desempenho durante ela e, p/ que depois, não se sinta dor após a mesma (ou menos dor), retornando o corpo p/ a situação de repouso adequadamente.
 
 
 

 
 
Quais os benefícios de se alongar?
 
 
 
 
Existe uma forma certa de se alongar?

Não sei se já ouviram essa (eu também não sabia), mas a melhor forma de fazer alongamentos, p/ que seja feito c/ mais eficiência, é começando pelos membros superiores, passando pelos inferiores e do centro p/ as extremidades. Começa-se pelos músculos primários: peitorais, glúteos, superiores das costas e coxas (esses são os "protagonistas" no movimento do nosso corpo). Depois, segue-se p/ os secundários: músculos das mãos, pés e dedos e bíceps (das pernas e braços).

A princípio, deve-se sentir um pouco de tensão no músculo p/, logo em seguida, relaxar, e manter de 30 a 40s p/ depois voltar ao relaxamento anterior.
 
Aqui tem um quadro de algumas formas de alongamento:
 

 
 
 
 
 
 
Devo fazer alongamento mesmo sem me exercitar?

Os alongamentos podem ser feitos em qualquer lugar e por qualquer pessoa, independente de idade e não necessariamente apenas quando se fizer atividade física. O alongamento pode servir p/ relaxar depois de um dia estressante de trabalho por exemplo (inclusive, certos alongamentos podem ser usados durante o trabalho, sendo esse tipo mais conhecido como "Ginástica Laboral").

Bom, é isso, espero que passem a valorizar o alongamento tanto quanto os exercícios. Até a próxima! ;)

There´s something about tomorrow... Emagrecimento saudável (devagar e sempre). Os malefícios causados ao organismo por um emagrecimento muito acelerado (e induzido por remédios e afins) e por que, no final, quem sai perdendo é a saúde do nosso corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário