quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Divirta-se (e emagreça) com o stand up paddle

 
 
Boa tarde, gente. Resolvi fazer um post sobre um tipo de atividade física, já que os dois últimos foram dicas de alimentação. Queria uma coisa diferente, então, pensei, por que não Stand up paddle?
 
O nome é estrangeiro e significa "Remo em pé", Dá p/ dizer, superficialmente, que é uma modalidade em que as pessoas ficam em pé, em cima de uma prancha e vão remando c/ um tipo de "pá" de borracha _um remo mesmo_. O bom é que não precisa ter bom condicionamento físico p/ praticar _não tem que saber surfar, ok?_. Pessoas de qualquer idade podem praticar. Só a título de curiosidade, esse esporte começou na década de 40, no Havaí, quando os surfistas _os beach boys surf_ de lá subiam na prancha, c/ um remo e uma máquina p/ tirar fotos dos turistas aprendendo a surfar. De lá p/ cá a coisa evoluiu muito e o "SUP" (abreviação da sigla) vem se tornando cada vez mais conhecido mundo afora.

 
 


Por que praticar SUP?
 
Vamos aos benefícios:
 
  • Queima até 350 cal/hora;
  • Tonifica a musculatura de membros superiores e inferiores (perna e abdômen ficam sempre contraídos);
  • Fortalece a musculatura do ombro e articulações do joelho, tornozelo e quadril;
  • Ajuda na recuperação de lesões de tornozelo e joelho;
  • O custo fixo do esporte é baixo (depois que comprou a prancha e o remo, eles duram bastante (diferente de outros esportes em que você tem de fazer sempre uma manutenção do equipamento. O problema é que a prancha e os remos são caros, mas é possível alugar também);
  • Como disse antes, não precisa ser atleta;
  • Proporciona maior contato c/ a natureza;
  • Faz bem p/ mente;
  • É pura diversão!



 


Como praticar?
 
É necessário, pelo menos no começo, um profissional p/ orientá-lo(a), ele irá dizer qual a prancha ideal p/ seu peso e ensinar a postura correta p/ a prática do exercício (evitando posteriores dores nas costas). O remo é usado umas 8 polegadas acima da sua cabeça e é importante alongar antes do exercício p/ evitar lesões. Use colete salva-vidas, no começo e não se afaste muito da praia. Passe protetor solar e use óculos escuros. Beba sempre muita água. E evite lugares onde têm muito jet-ski, lanchas e afins, ok?
 
 
                                                   
 
 
O "como praticar" mesmo, eu copio e colo do site do Globo Esporte, onde o surfista Leco Salazar, atual campeão mundial de SUP Wave dá as dicas:
 
 
PRIMEIRO PASSOPara ficar em pé na prancha, ajoelhe e, com as mãos apoiadas, coloque os dois pés ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Nunca solte o remo para levantar.

A REMADA
Na remada, uma das mãos deve segurar a cabeça do remo e a outra o meio. Quando inverter o lado da remada, troque a posição das mãos. Não há regras para o número de remadas de cada lado.

EQUILÍBRIO
Olhe sempre para o horizonte para facilitar o equilíbrio. Quando sentir que entrou na onda, coloque o peso do corpo no pé de trás, para não correr o risco de embicar (mergulhar o bico da prancha na água).

Achei também essa imagem ensinando:
 

 

Onde praticar, no Brasil?
 
 
                               
 
Pernambuco: Maria Farinha (em Recife é preciso ter cuidado c/ os tubarões). Abaixo um vídeo de um grupo que praticou em Maria Farinha:



 
 
                                 
 
 
Rio de Janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas, Praia de Copacabana (próximo ao forte), Praia do Leblon, Recreio, Canal da Barra da Tijuca e Praia da Macumba.
 
 
 
                                 
 
 
Amazônia: Lago do Tarumã, Florestas Alagadas, Encontro das Águas e Rio Amazonas.
 
 
                                        Belo Horizonte (Foto: Divulgação)
 
Belo Horizonte: Lagoa dos Ingleses
 
 
 
                                       Florianópolis (Foto: Divulgação)
 
Florianópolis: Lagoa da Conceição
 
 
Curiosidades
 
                             
 
 
                            
 
 
                                    
 
 
Dá p/ crianças praticarem o esporte _como sugere a imagem c/ o passo-a-passo do SUP_ e tem gente até que faz yoga em cima da prancha ou leva o cachorro junto. Existe até o CarnaSup (Carnaval dos praticantes do SUP que, este ano será comemorado no dia 1º/3, no Canto da Ilha Porchat, em São Vicente (as pessoas vão fantasiadas remar). Em Maceió teve o II SUP da Lua, na sexta dia 14 agora, onde adeptos do esporte se reúnem p/ remar à luz do luar. Bem interessante, né? É ou não é um esporte bem eclético? ;).
 
E aí, curtiram? Nunca fiz stand up paddle, mas já tinha curiosidade sobre o assunto e depois do post (afinal li + p/ poder falar p/ vocês, né?) fiquei louca p/ praticar!! Quem se anima também?

Ah! Aqui tem um teste p/ ver qual tipo de atividade física combina c/ você. Fica a dica (meu perfil deu "diversão, quem faz atividade física p/ se sentir bem, por prazer". Tudo a ver comigo! :D


There´s something about tomorrow... Nosso próximo post falará sobre a importância de incluir frutas e verduras na alimentação p/ um bom funcionamento do corpo (e p/ fica mais bonita também! ;) ). Espero vocês! ;***

2 comentários:

  1. que legal, pena que só tem em Maria Farinha,mas tbm se tivesse em BV os tubarões iriam adorar kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Né? Tb pensei nisso, Ritinha. Bora um dia p/ Maria Farinha praticar? *-* Bjos ;***

    ResponderExcluir