sexta-feira, 30 de maio de 2014

A praticidade da Faixa Elástica no seu treino



Oi, gente. Copa chegando, muita gente vai viajar e talvez esteja se perguntando (ou aproveitando a ocasião) p/ parar de malhar. Pois bem, não tem mais desculpa, ops, c/ que se preocupar, é só levar uma faixa elástica na mala que você pode sim manter uma rotina de exercícios onde quer que esteja. 

A faixa ajuda a melhorar o condicionamento físico, trabalhando todos os grupos musculares e fortalecendo coxa, braço, abdômen e glúteos. A faixa permite a prática de exercícios de resistência e pode ser usada por qualquer um independente do nível de exercício que você está acostumado. É possível adquirir faixas de tamanhos, cores e resistência variados. C/ a faixa você pode fazer exercícios localizados que são capazes de definir o corpo em pouco tempo. Os níveis de resistência variam de acordo c/ o preparo físico de cada um e c/ a evolução do seu treino. Caso queira, é possível aliar o uso da faixa c/ a corrida, por exemplo. Trabalhando, dessa forma, flexibilidade, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora e força muscular, aliados a um emagrecimento mais rápido. 

As faixas de resistência mais leve são p/ quem está começando ou quem tem o tipo físico intermediário. As mais fortes trabalham mais intensamente os músculos e devem ser usadas dependendo do seu objetivo e da sua capacidade muscular. 





Vantagens do uso da faixa elástica

  • Fortalece e alonga os músculos;
  • Pode ser levada p/ qualquer lugar;
  • Facilita certos exercícios (pois ajuda na flexibilidade, c/ ela você consegue forçar mais um pouco);
  • Proporciona resistência extra;
  • Tonifica e define os músculos;
  • Melhora a coordenação motora;
  • É usada na reabilitação de pacientes, na fisioterapia;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora o equilíbrio e a consciência corporal;
  • Queima calórica.





É recomendável consultar um profissional p/ saber qual a resistência de faixa ideal p/ você e p/ que ele possar orientá-lo(a). As mais grossas exigem mais força e vice-versa. P/ melhores resultados, pratique o exercício descalço(a) ou c/ meias antiderrapantes. Durante a prática, procure prolongar a respiração durante todo o movimento, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca. De preferência, escolha um lugar ventilado e agradável, sem obstáculos, p/ que a atividade se torne mais agradável. 

É preciso força p/ puxar o elástico, mas também resistência p/ mantê-lo assim. É importante segurar a faixa do jeito certo p/ que ela não solte na hora do exercício e manter a postura. Procure adquirir uma faixa de qualidade p/ que ela não se rasgue durante o treino e você não corra o risco de se machucar. Deve-se ter disciplina na prática do treino e fazer 3 séries de 10 a 15 repetições cada.




Um tipo de faixa elástica é o Mini Band. É uma faixa circular, é um pouco menor que outras faixas, então acaba tando uma resistência maior, trabalhando ainda mais os músculos. À medida que o Mini Band é esticado, o músculo é trabalhado fazendo c/ que ele seja contraído e usando a força do próprio músculo p/ que a faixa elástica seja esticada ao máximo. Dá p/ fazer exercícios funcionais, de circuito e até musculação. Um treino c/ Mini Band de 60 min pode queimar até 400 cal. Serve tanto p/ trabalhar membros inferiores e superiores. O custo do Mini Band fica entre R$ 40,00, R$ 50,00. 

Aqui tem sugestão de treino c/ a faixa elástica normal. Aqui tem outro c/ foco no bumbum.

É isso, espero que tenham gostado e divirtam-se (e queimem calorias) c/ a faixa elástica! Até a próxima, ótimo fds!! ;***


Nenhum comentário:

Postar um comentário