quinta-feira, 12 de junho de 2014

Petiscos saudáveis (e gostosos) p/ a Copa




Oi, gente. Hoje começa a Copa e nessa época todo mundo reúne a família, os amigos, ao redor da TV p/ ver os jogos e faz o quê? Come um mooonte de besteira na hora do jogo! Seja pela tensão, pelo costume de comer vendo jogo ou até por que todo mundo tá comendo e aí vc vê e fica c/ vontade, o fato é que é super-comum fazer isso. E aí, o que fazer? Deixar de assistir aos jogos c/ a galera ou de receber o pessoal em sua casa? Não! Nem tudo está perdido, veja a seguir receitinhas leves p/ vc se tornar a atração principal do evento sem  virar uma bola!! Desculpem o trocadilho, mas não deu p/ resistir...




> Iscas de frango light (culinarista Malu Lobo do site Pé na Cozinha):
 
500 g filé de peito de frango cortado em tiras
1 pote de iogurte desnatado sal e pimenta do reino à gosto
1 xícara de chá de aveia em flocos
1/2 xícara de chá semente de gergelim

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque os filézinhos de frango e o iogurte desnatado, tempere com o sal e pimenta do reino à gosto. Deixe nessa mistura por 1 hora aproximadamente. Passe os filézinhos na mistura de aveia e gergelim e vá colocando na forma antiaderente. Leve ao forno pré-aquecido (180º c) por 40 minutos aproximadamente.

Rendimento:

Serve 6 porções e tem 180 calorias.






Cestinhas protéicas light (culinarista Thaís Massa):

Ingredientes:

  • Fatias de peito de peru
  • 3 ovos
  • Temperos à gosto

Modo de preparo:

Forre a forma de cupcakes com as fatias de peito de peru, preencha com os ovos batidos e os temperos. É possível acrescentar outros ingredientes no recheio junto com o ovo, por exemplo, palmito, tomate-cereja, milho, cottage, escarola, entre outros. Leve ao forno por dez a quinze minutos e está pronto.






> Chips assados de batata doce, inhame, beterraba, cenoura. Lave-os bem, corte-os em fatias finas e coloque-os numa forma antiaderente no forno preaquecido, na potência máxima, até dourar (uns 5 min). Depois de prontos, pode acrescentar um fio de azeite extravirgem e um pouco de sal para dar um gostinho;







Palitos de legumes. Corte em palitos pepinos, cenouras (pode pegar a cenoura baby que já vem pronta _quem consegue achar p/ vender, nos lugares que vou nunca encontro, afff..._) e palmitos (corte em 4). Ponha em copos plásticos ou taças e acrescente, p/ quem gosta, pimenta vermelha e sal grosso por cima. Dá p/ mastigar à vontade sem medo. Pode ser servido antes do almoço pois "acalma" aquela fome arrebatadora, pode ser usado como truque no dia que você for receber gente de última hora e a comida não tiver lá essa quantidade toda. É provável que depois dessa entrada todo mundo coma menos na refeição. No clima de Copa, os molhos são verde, amarelo e branco:
  • Molho Branco: 2 c.s. maionese light + 2 c.s. de iogurte natural (ou desnatado, ou light, como preferir. Acrescentei esses pois o iogurte natural pode ser mais calórico que o light) e um dente de alho bem picado. Caso queira, acrescente sal;
  • Molho Amarelo: 2 c.s. maionese light + 2 c.s. de iogurte natural (vale a mesma observação do anterior) + pitada de cúrcuma (tempero amarelo e picante);
  • Molho Verde: 2 c.s. maionese light + 2 c.s. de iogurte natural (vale a mesma observação do anterior) + um ramo de cheiro verde e duas azeitonas verdes picadas. Sal a gosto.


 
Churrasco de legumes (ou espetinho de legumes, como preferir) culinarista Malu Lobo do site Pé na Cozinha.

Ingredientes:


Legumes de sua preferência, como abobrinha, berinjela, pimentão e outros 
Azeite à gosto 
Suco de limão à gosto 
Ervas frescas picadas, como salsinha e manjericão 
Sal à gosto
Pimenta à gosto

Modo de preparo:

Mergulhe os legumes neste molho. Aqueça a grelha e quando estiver bem quente retire os legumes do molho, escarra-os bem e grelhe por cinco minutos de cada lado.




De última hora:

O pessoal resolveu que iria assistir o jogo na sua casa de última hora e não vai dar tempo de preparar muita coisa? Não se desespere, as dicas a seguir são altamente práticas e te ajudam a se manter na linha também:

Mini sanduíches: use pão de forma integral (até 7 grãos, se colocar os c/ muitos, pode se tornar calórico o sanduíche e não é esse o objetivo, né?), corte em quadradinhos e recheie com cream cheese light, peito de peru, tomate, pasta de tofu, requeijão light, presunto magro, queijo light, etc... Só para deixar claro, vai que alguém diz que falei p/ colocar tudo isso no sanduíche... É p/ escolhero recheio, um ou dois no máximo (ok, 3 se contar c/ o tomate, que não tem problema). Dá p/ acrescentar um oréganozinho p/ dar um toque a mais;





Carpaccio: de carne ou salmão, c/ ou sem torradinhas;


> Pipoca light de microondas: existe algo mais prático? Põe no micro, clica e é só esperar. P/ quem gosta, dá p/ colocar orégano tb (saio colocando orégano em praticamente tudo, rs...). A pipoca é rica em fibras e dá saciedade. Caso queira, pode preparar um "sal de ervas" p/ acompanhar (bata 1 xícara de sal marinho _ou do Himalaia ou rosa ou outras versões mais saudáveis que o de cozinha_  c/ 1 xícara de ervas desidratadas escolhidas por você _manjericão, cebolinha, salsa, orégano..._ no liquidificador e peneire por cima da pipoca. P/ torná-la mais saudável, dá p/ usar ao invés da pipoca de micro, a pipoca normal num saco de papel, desses que se vende pão, c/ as 3 col, de sopa de óleo e colocar o tempo normal de estourar pipoca.





> Faça um mix de oleaginosas (castanha de caju, amendoim sem sal, castanha do pará, amêndoas, macadâmia, nozes e avelã. Seu consumo pode ser associado ao de frutas secas tais como tâmara, damascos e passas), elas saciam e são ricas em nutrientes, tais como proteínas, zinco, selênio, cobre, fibras, vitamina E e magnésio. Não coma em grande quantidade, pois, apesar dos benefícios, são calóricas. Prefira comê-las sem sal.



"Doce, doce, doce, a vida é um doce vida é mel..."

P/ quem também é "formiguinha" feito eu, o doce não pode faltar. Também aí dá p/ ser saudável:
 





Sobremesa tropical de banana e maracujá c/ musse:
 
Frutas são sempre uma ótima alternativa p/ sobremesa, melhor ainda se elas vierem desse jeito: no fundo de uma travessa coloque um maracujá azedinho c/ as sementes, por cima, acrescente rodelas de banana nanica e pingue um pouco de suco de limão (p/ banana não escurecer). Cubra tudo c/ uma musse de maracujá light (no liquidificador, misture uma lata de leite condensado light ou desnatado + uma caixa de cremde de leite light + 1/2 copo pequeno de suco de maracujá concentrado). A decoração fica por conta de folhinhas de hortelã. Não vale exagerar na quantidade, prefira colocar em taças pequenas.
 
As próximas duas são do Vigilantes do Peso (o/):
 



Doce de maçã c/ aveia:
 
Ingredientes:
3 maças sem casca cortadas em cubos de 1 cm
2 c.s. de açúcar mascavo
1 c.s. de suco de limão
1/4 de c.c. de raspas de limão
1 c.c de canela em pó
1 pitada de noz moscada
2 c.s. de geleia de damasco
8 c.s. de aveia em flocos
4 morangos pequenos ou framboesas p/ decorar (opcional)
Folhas de hortelã
 
Modo de fazer:
Numa tigela média, coloque os cubos de maçã, o açúcar, o suco, e as rapas de limão, a canela e a noz moscada. Aqueça uma frigideira antiaderente média e ponha a mistura da maçã. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 12 min, até amaciar levemente. Retire do fogo e por cima ponha a geleia de damasco. Divida a aveia em 4 copinhos, coloque o doce por cima, e decore c/ frutas vermelhas e hortelã.  
 
Porção (1 copinho): 4 pontos.
 
 


 
 Ingredientes:
1/3 de xic. de castanha de caju torrada e sem sal
1/2 xic. + 2 c.s. de cacau em pó
3/4 de c.c de café solúvel
1 c.c. de água
1 pitada de sal
1/2 xic. de cream cheese light à temperatura ambiente
1 1/2 xic. de açúcar de confeiteiro peneirado
 
Modo de fazer:
Torre a castanha no forno ou frigideira até cheirar. Quando esfriar, pique em pedaços finos e reserve. Numa tigela, peneire 1/2 xic. do cacau. Reserve 2 c.s. p/ cobrir as trufas no final. Num recipiente próprio p/ micro, misture o café solúvel, a água e o sal e aqueça em potência alta por 20s até o café dissolver. Numa tigela média, coloque o acfé dissolvido e acrescente o cream cheese. C/ um batedor elétrico em velocidade média, bata por 1 min até ficar homogêneo. Adicione o açúcar e bata até misturar bem.Junte o cacau peneirado e bata de novo, em baixa velocidade. Acrescente a castanha torrada e, c/ uma colher de pau, envolva totalmente a mistura. Corte um pedaço de plástico e espalhe a mistura sobre ele. Faça um rolo de 30 cm de comprimento. Envolva c/ o plástico e refrigere até firmar, por, no mínimo, 1 hora, ou a noite toda. Numa tigela rasa, peneire o resto do cacau. Faite o rolo em 24 partes e faça bolas de 2,5 cm de diâmetro cada. Passe cada uma no cacau até envolvê-las bem. Refrigere por + uma hora até firmar.
 
Porção (1 trufa): 1 ponto.
 


O importante disso tudo é não exagerar, se você comer muito de tudo, vai acabar engordando. Essas receitas são só sugestões e nenhuma é minha, sai procurando em sites (vi agora, ainda não deu, sequer p/ testar). Dicas básicas, que servem p/ jogo e p/ qualquer festa, e que já comentei antes algumas, mas não custa reforçar:

  • Não saia de casa sem comer, a tendência é atacar sem controle depois. E pior, vão ser as besteiras;
  • Leve um prato saudável, se for ver o jogo na casa de um amigo(a). É garantia que pelo menos uma coisa leve p/ comer vc vai ter;
  • Alterne um copo de água c/ um copo de bebida, se vc bebe (assim se mantem hidratado(a) e ainda bebe menos);
  • P/ beber, prefira sucos sem açúcar ou c/ adoçante, chás e até água mesmo;
  • Prefira comer no intervalo do jogo, na hora, na ansiedade, vai acabar comendo demais sem nem perceber;
  •  Não pare de se exercitar só pq é Copa. Inspire-se nos jogadores, isso sim!
 
É isso, gente. Espero que tenham curtido e vamos todos torcer pelo Brasil e até comer petiscos tb, mas c/ moderação, ok? Se fizerem as receitas me digam o que acharam, posso até postar alguma foto da receita de vcs por aqui ou no insta (é, acabei de fazer um, dica de @marinca. O meu é @amandamrcpessoa). Vou tentar colocar diquinhas por lá tb, como complemento daqui. Lembrem-se que ainda tô engatinhando c/ aquilo lá, novata total, nem minhas notificações sei ver direito, rs... Ótima abertura e jogo da Copa p/ todos nós e até a próxima!! ;*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário