sexta-feira, 25 de abril de 2014

Suco Detox, pra que serve?



Olá, gente. Em primeiro lugar, feliz Páscoa! Espero que todos tenham passado bem e vivido o verdadeiro sentido dela. Como tinha dito antes, minha Semana Santa ia ser bem corrida, inclusive esta semana também está sendo, por isso, só tô postando agora. Como sei que nessa época do ano as pessoas tendem aos exageros _principalmente, comer chocolate, né?_ resolvi falar um pouco sobre Detox. Quem acompanha o blog sabe que eu sou meio desconfiada c/ certas coisas e sou mais adepta do "emagrecer do método mais difícil porém mais saudável, confiável e duradouro" e pode até estar estranhando. Então, vou falar hoje sobre sucos detox mas vocês já sabem o que eu acho, que essas coisas só funcionam aliadas à uma alimentação saudável e exercícios físicos, certo?

A promessa do suco detox é eliminar as toxinas do corpo, quase que "fazendo uma faxina interna", tirando tudo que é impureza p/ facilitar o emagrecimento. A desintoxicação promove uma renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo promovendo mais vitalidade e disposição para o corpo como um todo, desinflama o organismo e deixa até a pele mais bonita. Estamos sempre eliminando essas toxinas, mas quando nos alimentamos mal elas tendem a se acumular e ficamos c/ o corpo "sujo", cheio de resíduos tóxicos. O fígado e o intestino são os principais responsáveis por essa desintoxicação (e a axila tem um ponto fundamental de eliminação _que, inclusive, muitas vezes é obstruído também pelo excesso de uso de antitranspirantes, então, é bom moderar no uso deles e utilizar-se de desodorantes normais também_). Essa eliminação ocorre na urina, suor, fezes e até na respiração. Influencia essa eliminação, como já foi comentado, os hábitos alimentares, a genética, o uso de medicamentos, a idade, o estilo de vida... 



Pela pesquisada que dei sobre o assunto, fiquei satisfeita de perceber que uma boa parte dos sites não estão incentivando uma dieta radical só à base de suco verde ou coisas do tipo. A proposta é, sempre, introduzir o suco junto c/ alimentação saudável, como um plus à sua alimentação e não como um substituto do café da manhã, por exemplo. De fato, tomar o suco ajuda em tudo isso que foi dito, principalmente se você tiver maus hábitos, comer muita fritura, gordura, excesso de carne vermelha, fumar, enfim, muitas coisas que vão fazer c/ que você se sinta cansada, sem disposição, tenha queda de cabelo, pele opaca, quilinhos a mais e baixa resistência. A verdade é que o detox facilita esse processo de purificação que o corpo já realiza normalmente, mas que pode estar comprometido por esses fatores que foram citados agorinha (p/ quem já tem hábitos saudáveis ele potencializa esse processo, facilitando-o, fazendo c/ que, inclusive, o emagrecimento possa sim ser maior). 




Até mesmo os sites que estão recomendando não só suco detox, mas uma dieta detox, afirmam que não é saudável manter uma dieta assim por muitos dias, normalmente, fala-se em uma semana, eu, sinceramente, acho muito. O que a dieta detox (digamos que a dieta é o gênero e o suco detox espécie da mesma, só p/ facilitar, ok?) prega, é uma alimentação à base de alimentos naturais, sem toxinas, sem conservantes e princípios artificiais usados p/ conservar produtos industrializados, ou seja, comer só frutas, verduras, sucos naturais, farelos, chá de ervas e alimentos naturais não processados. Essa dieta pode ser boa do ponto de vista "detox", mas, certamente, não é completa e pode até fazer mal por ter certas carências nutricionais como vitaminas, minerais e até calorias necessárias ao corpo, se feita por muito tempo. Sendo importante ter orientação de um nutricionista p/ não ficar doente. 

Sugestão de cardápio detox, p/ ser feito por pouco tempo, de preferência pergunte ao seu médico se você pode seguir (repare que é um dos que substituem o café da manhã pelo suco. Coloco aqui p/ quem quiser poder fazer suas adaptações e se inspirar _adapte à sua realidade e não passe fome, pelo amor de Deus!_):





- Ao despertar:

1 copo de 200 ml água morna e ½ limão
- Desjejum
Suco desintoxicante – tônico de clorofila (1 copo de 200 ml de suco de laranja + 4 folhas de couve manteiga + ¼ da unidade de cenoura média crua + ¼ da unidade de mamão papaya + ¼ da unidade de maçã + 1 colher de sopa rasa de sementes de linhaça)

*Substituições:
Suco detox 1
2 folhas de couve + suco de ½ limão + ½ pepino japonês sem casca + 1 fatia de gengibre + 1 maçã vermelha + 150 ml de água de coco

Suco detox 2
2 folhas de couve + 2 talos de salsão + 1 rodela média de abacaxi + 8 folhas de hortelã + 1 fatia de gengibre + 150 ml água de coco

Suco detox 3
2 folhas de couve + 3 colheres de sopa de polpa de maracujá + ½ cenoura picada + 1 fatia de gengibre + 150 ml de água de coco

- Após uma hora do desjejum
4 xícaras de chá verde + 2 copos de 200 ml de água
*Substituições:
4 xícaras de chá de hortelã

"Pré-almoço":1 fruta de livre escolha

- Almoço:
Verduras e legumes à vontade, desde que crus e/ou cozidos no vapor
1 concha de grãos (feijão, ervilha, lentinha, vagem, grão de bico ou soja)
1 porção de proteína (peixe ou ovo sem gema)
1 fruta de livre escolha

Obs.: Evitar líquidos durante a refeição

- Após uma hora do almoço:
2 xícaras de chá verde + 2 copos de água
*Substituições
2 xícaras de chá de ervas claras

- Lanche da tarde
1 copo de 200 ml de leite de soja light
1 fruta de livre escolha
*Substituições
1 copo de 200 ml de suco de soja light

- Jantar
Verduras e legumes à vontade, desde que crus e/ou cozidos no vapor
Sopa desintoxicante (1 maço de brócolis + 1 maço de couve manteiga + 1 maço de aipo ou salsão (só o talo) ou ½ repolho médio + 1 maço de escarola + 2 berinjelas + 2 chuchus médios + 1 abobrinha média + 1 cebola grande + 3 dentes de alho + 2 tomates maduros cortados em cubos + 1 colher de sopa de óleo + sal a gosto + 2 litros de água filtrada)

- Ceia
1 copo de 200 ml suco de soja light

*Substituições
1 copo de 200 ml de chá de ervas claras

Antes que isso aqui vire um livro, vamos às sugestões de sucos detox p/ incluir no dia (recomenda-se a ingestão pela manhã, que é quando o corpo está mais disposto a absorver os nutrientes. Inclusive, ensina-se que, se puder, deve-se tomar o suco, esperar meia hora p/ só então comer em seguida, pois aí começa a sentir o efeito, já fica c/ mais disposição e tal). Lembrando que essas receitas não são minhas que peguei pela web (é só clicar e ver lá):

Suco Detox 1:
1 folha de couve
suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente
1 maçã vermelha sem casca
150 ml de água de coco

Suco Detox 2:
1 folha de couve
1 rodela média de abacaxi
4 folhas de hortelã
100 ml de água

Suco Detox 3:
1 folha de couve
3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
½ cenoura picada
150 ml de água

MODO DE PREPARO
Após escolher um dos sucos, bata os ingredientes num liquidificador por aproximadamente 2 minutos.



Como somos pessoas ocupadas e precisamos de coisas práticas que se adaptem ao dia a dia senão a gente não faz (falo pelo menos por mim, rs...). Tem como facilitar o jeito de tomar o suco. É uma dica divertida: que tal fazer gelo do suco? Isso mesmo, ao invés de ter de cortar todos os dias pela manhã as folhas e se atrasar (ou não fazer), faça o suco na véspera e coloque na forma de gelo, depois é só colocar no liquidificador e bater. Também tem p/ vender na Mundo Verde. Outra receitinha:




- 2 xícaras de couve
- 1 xícara de agrião
- 1 xícara de hortelã
- 1 xícara de salsinha
- 1 pepino pequeno inteiro e sem casca
- gengibre a gosto
- 500ml de água

Para o suco:
- 3 cubinhos de gelo verde
- Suco de uma laranja ou uma maçã
- 1 colher de sopa de linhaça germinada e/ou chia
- 1 colher de sopa de goji berry (deixa o suco meio amarronzado)

Dá p/ mudar as frutas, p/ não enjoar. Limão, abacaxi e morango dão o toque para enriquecer/melhorar a bebida. Eu já tomei uma vez um suco desses e gostei (não sei direito a receita, me deram um pouquinho e provei), então não é sacrifício. Acho que fazendo esses sucos incluiria sempre hortelã pois dá um toque refrescante todo especial. Lembrando que o ingrediente básico do suco detox é o couve (repare que em todas essas receitas ele está presente), pois é rico em magnésio, o qual tem parte na ativação de uma enzima de nome estranho: "glutationa peroxidase", mas que é fundamental p/ o processo de detoxificação hepática. Contém também clorofila, que ajuda na eliminação das toxinas. A maçã também é importante por ter um fitoquímico anti-inflamatório chamado quercitina, auxiliando na limpeza do organismo. Limão também tem seu papel, por ser fonte de vitamina C ajuda a ativar as enzimas hepáticas que atuam no processo de detox.

Outras receitas aqui. Espero que tenham gostado (a sugestão desse post foi de +Gil Pessoa) se forem fazer digam o que acharam dos sucos, dos resultados, sintam-se à vontade p/ comentar, ok? Beijinhos e até a próxima. ;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário