terça-feira, 15 de abril de 2014

Por que correr? Por que emagrece! Entre outros benefícios... ;)



Quem nunca correu na vida que atire a primeira pedra. Nem que seja só por diversão na infância ou até p/ pegar o ônibus ou até de um ladrão (não é uma boa ideia praticar esse tipo de corrida, hein? Principalmente se o sujeito estiver armado...), vc, provavelmente já correu. E, possivelmente, se divertiu _principalmente na situação do 1º exemplo, né? ;) _. E o que foi que aconteceu que só por que vc cresceu achou que não precisa correr mais?

Já parou p/ pensar que correr além de ser uma atividade física prazerosa, que ajuda no emagrecimento é acessível a todo mundo e proporciona contato c/ a natureza (ou c/ seus filmes favoritos se correr na esteira, como eu faço, rs...)? Só precisa de um tênis. Nem na academia, necessariamente vc tem que estar. Muitas pessoas que não curtem ficar confinadas na academia tem aderido a esse esporte. E elas estão certas. Veja por quê:




Benefícios:

  • Emagrece (promove um grande gasto energético e gera alta frequência cardíaca);
  • Aumento da massa muscular (diminui as gordurinhas localizadas, dando mais definição a bumbum, coxas e barriga e diminuindo culotes);
  • Melhora da capacidade pulmonar e a circulação;
  • P/ a mulher, reduz o risco do câncer de mama, fibromialgia e TPM;
  • Diminui o risco de infarto e derrame;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Reduz o colesterol;
  • Melhora o sono (diminui o tempo que vc leva p/ pegar no sono);
  • Melhora o humor (aumenta a dopamina, relacionada c/ o prazer, e serotonina, c/ o bem-estar);
  • Fortalece os ossos;
  • Acelera o metabolismo;
  • Combate doenças (aumenta a BNDF, proteína situada no hipocampo e que eleva seu nº de neurônios, favorecendo a memória. Evita que vasos sanguíneos se obstruam e melhora a captação da glicose, o que faz c/ que o índice de diabetes diminua);
  • Aumenta a autoestima (não só o fato de melhorar a cada dia faz isso, mas também uma pesquisa feita na Alemanha mostra que o simples fato de correr faz c/ que vc se sinta mais bonita _quem corre tem mais ligações de receptores de endorfina_).
Você não precisa ser atleta e correr maratonas (se quiser, ótimo, vá em frente), pode correr de vez em quando, associado à alguma outra atividade física e alternar c/ caminhada (eu tb faço assim, caminho em ritmo acelerado, depois de aquecida, corro um pouco, aí diminuo o ritmo, caminhada rápida de novo e corrida de novo, sucessivamente. Soube que é até mais eficiente o emagrecimento assim do que direto. E vc ñ fica "morrendo" tanto quanto ficaria se corresse muito e direto. Mas aí depende do seu objetivo, ok? Eu, provavelmente, ñ aguentaria correr vários quilômetros seguidos, mas está ok p/ mim, como disse, varia da meta de cada um).



Especificamente p/ as mulheres, os benefícios da corrida praticados em cada faixa etária:

  • Adolescentes: praticar exercícios nesta fase faz c/ que se tenha uma vida adulta e 3ª idade mais saudáveis, com menos chance de doenças. É quando se começa a criar hábitos saudáveis p/ uma vida toda, quanto mais cedo começar a se cuidar, melhor!
  • Adultas: o corre-corre da mulher moderna não é fácil, trabalho, casa, filhos... A corrida dá mais disposição para a prática dessas atividades, diminui o risco de doenças e melhora a qualidade do sono. Você também passa a conhecer melhor seus limites corporais, sabendo até onde aguenta ir;
  • Idosas: ajuda no tratamento de osteoporose, diabetes, hipertensão e obesidade, previne quedas (já que melhora o equilíbrio e a consciência corporal). Melhora o condicionamento físico, a autoestima, diminui os índices de depressão e ansiedade.
É importante consultar um médico antes de praticar qualquer atividade física (principalmente a partir dos 30 anos), ele vai lhe orientar, passar alguns exames p/ ver se está tudo bem e te liberar (ou não) p/ praticar essa ou aquela atividade. Não dá p/ esquecer que corrida é atividade de alto impacto, então, procure seu médico antes de começar, ok? Outro detalhe importante é não descuidar da hidratação. É importante beber água antes, durante e depois da corrida (uma água de côco pós-corrida é bom p/ hidratar tb). Caso o exercício dure mais de uma hora, isotônicos são uma boa pedida. Também é importante descansar após o treino p/ se recuperar (ou seja, durma _e bem_). O tempo ideal seria uma hora, mas dá p/ fazer meia hora p/ quem é iniciante (é bom tb alternar os dias de corrida, pelo menos no começo). Observe seu ritmo e decida quanto tempo vai fazer. É importante alongar antes e depois da corrida.



Veja aqui alguns grupos de corrida em Recife, p/ quem quiser praticar a atividade em grupo. É só procurar no Google que você consegue achar um grupo na sua região, ok? ;)

Esse é, provavelmente, o último post antes da Semana Santa _saio de missões c/ o pessoal da Igreja e não terei tempo p/ postar_, espero que tenham curtido e "saiam correndo por aí" e sintam-se muito mais leves (nos 2 sentidos! :D). Ótima corrida e não exagerem nas comidas na Páscoa, lembrem-se que Páscoa é muito mais que chocolate, é Cristo que ressuscitou por nós e é um momento de relembrar isso em família (o foco não é a comida e o mundo _nem todo o chocolate que existe nele_ se acaba domingo, certo?). Quem quiser dicas de como sobreviver à Páscoa dá uma olhada nesses posts mais antigos.  Até a próxima! ;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário