sábado, 1 de março de 2014

Ritmos Carnavalescos que emagrecem _por que dá p// se divertir e emagrecer ao mesmo tempo! =]_



Boa tarde, pessoal. Muita gente à essa hora deve estar brincando, quem sabe no Galo ou em outros blocos em outros locais do país. E muita gente pode estar, neste exato momento, emagrecendo e nem se dando conta pois está se divertindo. É sobre isso que vamos falar hoje sobre como certos ritmos carnavalescos ajudam a emagrecer e como pular carnaval, em geral, pode fazer bem p/ sua saúde (sem os exageros na comida e na bebida, senão o efeito é contrário, né).
 
Em uma hora de folia dá p/ queimar:
 
• Seguir um bloco de rua ou um trio elétrico: 700 calorias
• Dançar em um baile: 250 calorias
• Sambar na avenida: 500 calorias
• Pular micareta: 300 calorias
 
Pular Carnaval melhora o condicionamento físico, a capacidade pulmonar e queima calorias, como dito antes. O gasto energético p/ uma pessoa que está pulando e dançando, por duas horas, p/ alguém que pesa entre 55 e 60kg é de 960kcal, p/ alguém que tem 80kg é de é de 1300kcal (a cada 7000kcal perdidas se emagrece 1kg, é calcular e ver o quanto se quer perder e pular à vontade, se hidratando sempre, claro. Principalmente, quem for sedentário, deve dar intervalos p/ não ter um "troço" e beber muito líquido (e aí não tô dizendo cerveja, ok? Mas água, suco, água de côco. Óbvio que p/ quem gosta pode tomar uma cerveja, mas sempre intercalando c/ água, pois se beber muito menos assim e se evita a desidratação e engordar também)). Outro detalhe importante quando for pular é não esquecer do protetor solar (que deve ser retocado a cada 3 ou 4hs e, p/ quem for p/ praia, sempre que sair da água).
 
Vamos ver agora ritmo por ritmo e em várias ocasiões carnavalescas o gasto de cada um:
 
 
                                         
 
  • Baile de Carnaval:
Trabalha a parte interior dos glúteos, coxas, abdômen e pernas, queima de 300 a 500 cal/h.
 
 
                                           
 
Principal ritmo do carnaval baiano, bastante comum, hoje em dia, em todo o Brasil, e presente em várias academias, faz c/ que se perca de 450 a 600 cal por hora, movimentando todo o corpo (usa-se pernas, braços, pula, agacha, levanta... Tudo isso fortalece os músculos, emagrece e aumenta a resistência física e o humor também).
 
 
                                      
 
  • Samba:
Melhora a resistência aeróbica, a coordenação e favorece o equilíbrio e o ritmo. Também trabalha glúteos, coxas, abdômen e pernas (deve-se ter cuidado c/ o tornozelo, p/ evitar lesões, pois fica a maior parte do tempo flexionado. É possível fortalecer esta articulação c/ musculação). Dá p/ queimar até 600 cal em uma hora de samba.
 
 
                                                 
 
  • Micareta:
Vá de tênis, de preferência c/ amortecedor, pois se pula muito numa micareta. Tem grande trabalho aeróbico, e, como as outras, trabalha glúteos, coxas e pernas. Dá p/ perder de 325 a 650 cal/h.
 
 
                                      
                
  • Maracatu:
Tem origem na África e mistura teatro, dança, gingado e tradição. Como é coreografado, o que importa mais é a encenação, e o ritmo não é tão intenso quanto outros. Trabalha os membros inferiores e, em uma hora dá p/ queimar 300 cal.
 
 
                                        
 
 
Como você carrega uma fantasia além de dançar, o gasto é alto. É bom alongar antes e depois do desfile, pois as fantasias costumam ser pesadas. Mais uma vez, trabalha-se glúteos, coxas, abdômen e pernas. E o gasto pode ser de 650 e 800 cal/hora.
 
 
                                                     
 
  • Atrás do trio elétrico:
Exercício aeróbico intenso que exige bastante de braços e pernas. O gasto será proporcional ao esforço realizado (queima de 200 a 800 cal). Contribui p/ o bem estar (é bom hidratar-se a cada 20 min p/ evitar cãibras e exaustão).
 
 
                                           
 
  •  Bloco de rua:
Trabalha pernas e coxas e queima de 450 a 600 cal/h.
 
 
                                               
 
  • Frevoooooo *-*:
Last but no least... Dá p/ perceber que deixei o melhor p/ final, né? O ritmo mais pernambucano de todos foi declarado, em 2012, pela UNESCO, patrimônio imaterial da humanidade e tem mais de 100 anos de história (no Recife Antigo tem até o Museu do Frevo). Sem querer ser parcial, mas já sendo: é o mais divertido de todos. Frevo parece que aquece o sangue e instiga você a sair pulando, é vibrar ao som de "Vassourinhas" _mesmo quando você decidiu que já dançou o suficiente por aquele dia_, é quase mágico!! ^^ E, p/ quem quer emagrecer, é o melhor de todos também, não tem p/ ninguém: dá p/ queimar até 1200 cal/h!!! Fortalece todos os membros inferiores e os ombros também, aumentando o equilíbrio, o ritmo e a capacidade aeróbica. É o ritmo que predomina nos carnavais de rua. É considerado uma das danças mais completas p/ manter a forma, pois além de equilibrar o corpo tem a sombrinha. Trabalha glúteos, pernas, quadris e braços. É preciso ter atenção a tornozelos e joelhos e cuidado p/ não sobrecarregar as costas e deve-se alongar antes.
 
 
É isso, gente, espero que tenham gostado do post. E ótimo Carnaval p/ todos!! Brinquem mas sem esquecer da saúde e que a vida continua após o carnaval, ok?
 
P/ quem quiser conhecer um pouco mais da história de alguns desses ritmos clica aqui.
 
There´s somtehing about tomorrow... Dessa vez vou deixar vocês na curiosidade sobre o próximo post, ok? ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário