quinta-feira, 27 de março de 2014

Use protetor solar sempre!! :D



Boa noite, gente!! Em primeiro lugar, quero pedir desculpas: ñ abandonei o blog, embora tenha parecido. Simplesmente viajei (férias!!), achei que ia dar p/ conciliar o blog c/ a viagem mas ñ deu, muitas coisas p/ ver oportunidade única na vida, então cabei deixando isso um pouco de lado (ñ avisei pq sempre tinha esperança que, em algum momento da viagem conseguiria parar p/ postar, mas que nada). Aí cheguei, morta de cansada, tudo fora de lugar quando vc desfaz as malas (ainda estou reorganizando tudo) e um monte de exames médicos p/ fazer (rotina mesmo, nada d+), aí ñ deu p/ passar antes aqui, só agora. Peço sinceras desculpas a vocês, serei mais cuidadosa de uma próxima vez (no mínimo aviso, certo?) e podem continuar visitando por aqui.





Explicações à parte, vamos ao que interessa. O post de hoje não vai ser sobre dicas de alimentação ou exercício, mas sobre algo que é muito importante usar quando se pratica atividades físicas ao ar livre (aliás, simplesmente p/ sair ao ar livre de dia, isso sim), o uso do protetor solar. Nosso corpo precisa de sol, que é responsável por 90% da vitamina D do nosso corpo (ela serve p/ aumentar a fixação de cálcio no nosso corpo, evitando a osteoporose, aumenta o equilíbrio, melhora o humor, a depressão e diminui a resistência a insulina (bom p/ diabéticos). Mas essa exposição deve ser c/ moderação e protegida também. É aí que entra o protetor.




Qual protetor usar?

Não vou fazer apologia à marcas aqui, mas apenas dizer que o ideal é procurar um adequado p/ o seu tipo de pele, se é oleosa, pegue um em gel. Quem é mais branquinho, o fator mínimo é 30, a proteção deve ser UVA e UVB. Existe protetor específico p/ rosto, que tem uma pele mais delicada que o resto do corpo, não se esqueça disso. Tem também as maquiagens que fazem as vezes de protetor facial e ainda tratam a pele. Está tudo à disposição, é só escolher o que mais lhe agrada/cabe no seu orçamento/é indicado p/ você e começar a se proteger. É importante, ao fim do dia, retirar o protetor, pode ser c/ um lencinho demaquilante p/ ñ acumular resíduos na pele e surgirem as temidas espinhas, por exemplo.

Quanto tempo dura uma aplicação de protetor?

Em média, de 3 a 4 horas, após esse período e após entrar na água, deve-se retocar o protetor. Não esqueça também o protetor labial, evita a descamação e rachaduras (sei que disse que não ia recomendar nenhum, mas não resisto: o condicionador labial Renew da Avon é muito bom, tem FPS 15, hidrata os lábios e combate o envelhecimento precoce, uso direto!! :D). Outra dica, a aplicação do protetor deve ser feita meia hora antes de se expor ao sol, p/ dar tempo das substâncias nele presentes fazerem o efeito de proteção na pele.

Devo passar protetor em dias nublados?

Sim, deve. Não é por que algumas nuvens estão na frente do sol que ele deixa de estar lá. Ele só está "escondido" e queima do mesmo jeito. Dei destaque p/ isso por que sempre ouvi um monte de gente dizer que como o dia está nublado ou pq é inverno, não precisa usar protetor (tb já pensei assim) mas a verdade é que a proteção tem que ser a mesma. Afinal, ninguém quer ficar velho antes da hora, né? Pense que a maioria dos protetores, hoje em dia, tem até um cheirinho bom, e é uma camada protetora na sua pele, serve de barreira não só contra os raios ultravioletas como também contra a poluição, vento, etc. Em tempo, não estou dizendo que essa é uma função específica do protetor, mas basta pensar um pouco, quando se usa isso cria-se uma barreira entre a pele e o "resto do mundo", não é verdade? Tipo um escudo. Pois bem, é um carinho c/ você mesma(o).



Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

UVA- Atingem a pele da mesma forma, tanto no inverno como no verão, contribuem p/ o envelhecimento precoce. Quando a pele fica mais morena depois de se expor ao sol, é por que foi mais atingida pelo raio UVA. Ele atinge a derme, camada mais profunda da pele, causando bronzeado. Atinge a pele mesmo em dias nublados e causa envelhecimento precoce, manchas, intolerâncias solares (alergias solares _vermelhidão, prurido...), cancros cutâneos e câncer. Representam 95% dos raios que atingem a Terra. Também estão presentes em câmaras de bronzeamento artificial (mais até que na radiação solar. Gente, não façam bronzeamento artificial, é furada na certa!!).

UVB- Mais comum durante o verão, parte dessa radiação é absorvida pela atmosfera. Atingem a epiderme, camada mais superficial da pele, podendo causar queimaduras solares. Causa muito mais envelhecimento que o seu "irmão" UVA. Também causam reações alérgicas e cancros cutâneos. A vermelhidão é um sinal da atuação do UVB. Quanto mais branco você for, mais vai se queimar e menos bronzear (crianças c/ menos de 1 ano tb só queimam). Os branquinhos absorvem mais vitamina D (mas também queimam mais) que os negros (que tem menos câncer de pele, mas é o grupo que mais apresenta deficiência de vitamina D _cada um c/ suas vantagens e desvantagens, bem equilibrado, né?_). 




O que acontece c/ a nossa pele se não usamos protetor?

Queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele. Precisa dizer mais? Quem quer ficar velho, manchado, queimado e c/ câncer? 

Qual o horário ideal p/ um banho de sol?

Antes das 10 e depois das 4, quando a intensidade da radiação é menor. Sei que é justamente a hora em que a maioria das pessoas prefere estar na praia, mas se fizer isso é bom ficar debaixo do guarda-sol e c/ protetor solar (e óculos escuros também _bye-bye, catarata!!_. Óculos de qualidade gente, por favor, óculos escuros bom é aquele que se compra em ótica (ñ precisa ser o da Anna Hickmann, ok?), por que vem c/ uma garantia e um selo de qualidade. Óculos vendidos no meio da rua não lhe dão nenhuma segurança que realmente protegem contra os raios UVA e UVB e podem, pelo contrário, dilatar a sua pupilar por conta das lentes escuras e expô-las mais ao sol, ou seja, pode facilitar ter catarata no futuro ou outras doenças aí). 





É importante tomar sol?

Sim, faz bem p/ pele (respeitando o horário e também a proteção), melhora depressão, psoríase, osteoporose, vitiligo, diabetes, dermatite atópica e até o índice de câncer de mama é menor em quem toma um solzinho de vez em quando. 

É isso. Espero que tenham gostado. Tentei responder as possíveis dúvidas quanto ao uso de protetor e sua importância, aquilo que achei que fosse mais comum. Caso queiram, podem perguntar que respondo (se não souber, pesquiso e digo depois, ok?). Tomara que tenha servido p/ que mais pessoas passem a se proteger melhor do sol (que pode ser nosso aliado ou inimigo, está nas suas mãos decidir isso) e curtí-lo corretamente também (c/ saúde, qualidade de vida, sem envelhecimento precoce e doenças, certo?). Até a próxima!! ;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário