segunda-feira, 31 de março de 2014

Chocolate faz bem (e te ajuda a emagrecer e ser mais saudável!!!)





Boa noite, gente. Cá estou a postar p/ vocês e dessa vez vamos falar de um assunto de-li-ci-o-so mas que, praticamente, é um "tabu" p/ quem quer emagrecer e seguir dieta: o chocolate. Ele mesmo, achei interessante falar sobre isso já que estamos próximos da Páscoa (que não é chocolate, hein? É a Paixão e Ressurreição de Cristo) e essa é a época do ano em que mais se consome esse quitute senti que era o momento ideal p/ falar sobre ele (embora que, se vc for como eu, deve comer chocolate o ano inteiro, rs... _não, eu não sou chocólatra, nem como todos os dias, mas de vez em quando como algo que tenha chocolate _choc puro é mais difícil de eu comer, mas amo tb_).

Dei uma pesquisada e descobri umas coisas bem legais: existem estudos que afirmam que, quando se está tentando emagrecer, os que continuam comendo algum doce (que pode ser chocolate), em quantidades moderadas, claro, conseguem perder peso, enquanto os que não comiam nada do tipo não (no que olhei, eram 86% dos entrevistados que conseguiam, um nº alto, né?). Na verdade, 65% das pessoas que estão querendo emagrecer e deixam de comer totalmente doces e outras besteirinhas acabam engordando ("Opa! Cadê meu Doritos? Onde foi mesmo que escondi..." Alguém talvez tenha acabado de pensar isso, rs...).




Outro estudo, dessa vez de Taiwan, afirma que os ácidos fenólicos que estão no cacau são emagrecedores, aumentando a produção do hormônio da saciedade, leptina, queimando calorias, tendo ação antioxidante e impedindo o acúmulo de gorduras nas células. De quebra, os fitoquímicos presentes no cacau aumentam a produção da adiponectina, diminuindo os riscos de diabetes e asteroclerose, melhorando a pressão arterial e aumentando a ação antiinflamatória. Além de manter o metabolismo mais acelerado e ajudar a diminuir o quantitativo de gordura no corpo. Quem se animou levanta a mão! o/





Uma pesquisa feita em Harvard que estudou 8 mil homens durante 65 anos (=O) mostrou que os que comiam chocolate umas 3 vezes no mês viveram, em média, 1 ano a mais que os que não tinham esse hábito (viva os antioxidantes do cacau!! Combatem o envelhecimento, a oxidação do colesterol ruim e previne câncer). Dá p/ emagrecer comendo chocolate sim, desde que em pequenas quantidades, diminuindo o quantitativo dos alimentos e fazendo exercícios. O chocolate impede o acúmulo de gorduras no corpo, aumenta a imunidade, protege os neurônios como doenças degenerativas (xô, Alzheimer!!), reduz sintomas de TPM e pode ajudar a suprir possíveis carências de minerais.

Recomenda-se o consumo de chocolate logo pela manhã, um quadradinho, p/ diminuir a vontade de doce, pois dá saciedade (particularmente, prefiro, quando como, comer depois do almoço, que é quando me dá mais vontade de comer doce). O "queridinho" do emagrecimento é mesmo o chocolate preto (ou o amargo ou meio amargo), devido ao seu alto índice de cacau. Não adianta comer chocolate branco achando que vai alcançar todos esses benefícios, pois chocolate branco nem é chocolate _ñ tem cacau_. O benefício que ele pode trazer é o que já foi citado anteriormente, vc pode comê-lo, pouco, como quem come uma guloseima qualquer e isso te ajudar a se manter na dieta. 





Algumas diquinhas de como inserir o chocolate no seu cotidiano:

  • Um quadradinho depois do almoço;
  • 1 colher de Nescau light no seu copo de leite desnatado (ou cacau em pó. Também pode ser usado p/ colocar por cima da banana junto c/ granola, fica delicioso!!);
  • P/ quem gosta: café c/ quadradinhos de chocolate (se vc toma muito café põe o choc só numa das vezes ao longo do dia, ok?);
  • Se ñ gosta tanto do amargo, arrisca o meio amargo ou uns que têm sabores tipo menta, cappuccino (laranja ninguém merece, afff...);
  • Derreta 30gr de choc meio amargo ou pegue um quadradinho e coloque p/ derreter no micro, coloque por cima de alguns damascos, boa ideia p/ uma sobremesa gostosa e saudável. Tb pode ser por cima da torrada, parece Nutella. *-*;
  • Espetinhos de fruta c/ chocolate por cima, barrinha de cereal acompanhada de 1 quadradinho de chocolate;
  • No inverno, pode tomar um submarino (leite desnatado quente c/ um quadradinho de chocolate). Mas se vc for feito eu e tiver se decepecionado c/ o submarino _ñ tem muito gosto, só ilude e vc fica na vontade de um doce melhor_. Separe um espaçinho p/ um bom e velho chocolate quente mesmo, que aí sim é delicioso!!! Faz uns exercícios depois e compensa (se fizer VP feito eu, separa uns extras que também resolve. ;) ).






Caso esse post tivesse uma lição de moral ela seria: "siga o caminho do meio, do equilíbrio". Não, não é filosofia budista, é apenas um fato. Quem consome o chocolate 3x por semana se mantém magro (ou até uma x ao dia, um quadradinho), diferente de quem não come nenhum ou exagera (claro que fica magro quem alia esse consumo à uma vida saudável, né milagre não, né?) e fica todo mundo feliz, vc, sua auto-estima vai lá p/ cima, seu nutricionista/endocrinologista/cardiologista e todos os "istas" da vida, a saúde em geral, que vai economizar c/ cidadãos que adotam hábitos saudáveis, até os fabricantes de chocolate que continuam vendendo. Tudo interligado, rs... Brincadeiras à parte, o fato é que me deliciei fazendo esse post (não deu p/ evitar o trocadilho, rs...) e espero que vocês tenham gostado e possam adotar o chocolate no seu dia-a-dia (ou diminuir as quantidades, quem sabe, né? rs...). Até a próxima e bom chocolate p/ vc!! ;***

quinta-feira, 27 de março de 2014

Use protetor solar sempre!! :D



Boa noite, gente!! Em primeiro lugar, quero pedir desculpas: ñ abandonei o blog, embora tenha parecido. Simplesmente viajei (férias!!), achei que ia dar p/ conciliar o blog c/ a viagem mas ñ deu, muitas coisas p/ ver oportunidade única na vida, então cabei deixando isso um pouco de lado (ñ avisei pq sempre tinha esperança que, em algum momento da viagem conseguiria parar p/ postar, mas que nada). Aí cheguei, morta de cansada, tudo fora de lugar quando vc desfaz as malas (ainda estou reorganizando tudo) e um monte de exames médicos p/ fazer (rotina mesmo, nada d+), aí ñ deu p/ passar antes aqui, só agora. Peço sinceras desculpas a vocês, serei mais cuidadosa de uma próxima vez (no mínimo aviso, certo?) e podem continuar visitando por aqui.





Explicações à parte, vamos ao que interessa. O post de hoje não vai ser sobre dicas de alimentação ou exercício, mas sobre algo que é muito importante usar quando se pratica atividades físicas ao ar livre (aliás, simplesmente p/ sair ao ar livre de dia, isso sim), o uso do protetor solar. Nosso corpo precisa de sol, que é responsável por 90% da vitamina D do nosso corpo (ela serve p/ aumentar a fixação de cálcio no nosso corpo, evitando a osteoporose, aumenta o equilíbrio, melhora o humor, a depressão e diminui a resistência a insulina (bom p/ diabéticos). Mas essa exposição deve ser c/ moderação e protegida também. É aí que entra o protetor.




Qual protetor usar?

Não vou fazer apologia à marcas aqui, mas apenas dizer que o ideal é procurar um adequado p/ o seu tipo de pele, se é oleosa, pegue um em gel. Quem é mais branquinho, o fator mínimo é 30, a proteção deve ser UVA e UVB. Existe protetor específico p/ rosto, que tem uma pele mais delicada que o resto do corpo, não se esqueça disso. Tem também as maquiagens que fazem as vezes de protetor facial e ainda tratam a pele. Está tudo à disposição, é só escolher o que mais lhe agrada/cabe no seu orçamento/é indicado p/ você e começar a se proteger. É importante, ao fim do dia, retirar o protetor, pode ser c/ um lencinho demaquilante p/ ñ acumular resíduos na pele e surgirem as temidas espinhas, por exemplo.

Quanto tempo dura uma aplicação de protetor?

Em média, de 3 a 4 horas, após esse período e após entrar na água, deve-se retocar o protetor. Não esqueça também o protetor labial, evita a descamação e rachaduras (sei que disse que não ia recomendar nenhum, mas não resisto: o condicionador labial Renew da Avon é muito bom, tem FPS 15, hidrata os lábios e combate o envelhecimento precoce, uso direto!! :D). Outra dica, a aplicação do protetor deve ser feita meia hora antes de se expor ao sol, p/ dar tempo das substâncias nele presentes fazerem o efeito de proteção na pele.

Devo passar protetor em dias nublados?

Sim, deve. Não é por que algumas nuvens estão na frente do sol que ele deixa de estar lá. Ele só está "escondido" e queima do mesmo jeito. Dei destaque p/ isso por que sempre ouvi um monte de gente dizer que como o dia está nublado ou pq é inverno, não precisa usar protetor (tb já pensei assim) mas a verdade é que a proteção tem que ser a mesma. Afinal, ninguém quer ficar velho antes da hora, né? Pense que a maioria dos protetores, hoje em dia, tem até um cheirinho bom, e é uma camada protetora na sua pele, serve de barreira não só contra os raios ultravioletas como também contra a poluição, vento, etc. Em tempo, não estou dizendo que essa é uma função específica do protetor, mas basta pensar um pouco, quando se usa isso cria-se uma barreira entre a pele e o "resto do mundo", não é verdade? Tipo um escudo. Pois bem, é um carinho c/ você mesma(o).



Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

UVA- Atingem a pele da mesma forma, tanto no inverno como no verão, contribuem p/ o envelhecimento precoce. Quando a pele fica mais morena depois de se expor ao sol, é por que foi mais atingida pelo raio UVA. Ele atinge a derme, camada mais profunda da pele, causando bronzeado. Atinge a pele mesmo em dias nublados e causa envelhecimento precoce, manchas, intolerâncias solares (alergias solares _vermelhidão, prurido...), cancros cutâneos e câncer. Representam 95% dos raios que atingem a Terra. Também estão presentes em câmaras de bronzeamento artificial (mais até que na radiação solar. Gente, não façam bronzeamento artificial, é furada na certa!!).

UVB- Mais comum durante o verão, parte dessa radiação é absorvida pela atmosfera. Atingem a epiderme, camada mais superficial da pele, podendo causar queimaduras solares. Causa muito mais envelhecimento que o seu "irmão" UVA. Também causam reações alérgicas e cancros cutâneos. A vermelhidão é um sinal da atuação do UVB. Quanto mais branco você for, mais vai se queimar e menos bronzear (crianças c/ menos de 1 ano tb só queimam). Os branquinhos absorvem mais vitamina D (mas também queimam mais) que os negros (que tem menos câncer de pele, mas é o grupo que mais apresenta deficiência de vitamina D _cada um c/ suas vantagens e desvantagens, bem equilibrado, né?_). 




O que acontece c/ a nossa pele se não usamos protetor?

Queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele. Precisa dizer mais? Quem quer ficar velho, manchado, queimado e c/ câncer? 

Qual o horário ideal p/ um banho de sol?

Antes das 10 e depois das 4, quando a intensidade da radiação é menor. Sei que é justamente a hora em que a maioria das pessoas prefere estar na praia, mas se fizer isso é bom ficar debaixo do guarda-sol e c/ protetor solar (e óculos escuros também _bye-bye, catarata!!_. Óculos de qualidade gente, por favor, óculos escuros bom é aquele que se compra em ótica (ñ precisa ser o da Anna Hickmann, ok?), por que vem c/ uma garantia e um selo de qualidade. Óculos vendidos no meio da rua não lhe dão nenhuma segurança que realmente protegem contra os raios UVA e UVB e podem, pelo contrário, dilatar a sua pupilar por conta das lentes escuras e expô-las mais ao sol, ou seja, pode facilitar ter catarata no futuro ou outras doenças aí). 





É importante tomar sol?

Sim, faz bem p/ pele (respeitando o horário e também a proteção), melhora depressão, psoríase, osteoporose, vitiligo, diabetes, dermatite atópica e até o índice de câncer de mama é menor em quem toma um solzinho de vez em quando. 

É isso. Espero que tenham gostado. Tentei responder as possíveis dúvidas quanto ao uso de protetor e sua importância, aquilo que achei que fosse mais comum. Caso queiram, podem perguntar que respondo (se não souber, pesquiso e digo depois, ok?). Tomara que tenha servido p/ que mais pessoas passem a se proteger melhor do sol (que pode ser nosso aliado ou inimigo, está nas suas mãos decidir isso) e curtí-lo corretamente também (c/ saúde, qualidade de vida, sem envelhecimento precoce e doenças, certo?). Até a próxima!! ;***

sábado, 1 de março de 2014

Ritmos Carnavalescos que emagrecem _por que dá p// se divertir e emagrecer ao mesmo tempo! =]_



Boa tarde, pessoal. Muita gente à essa hora deve estar brincando, quem sabe no Galo ou em outros blocos em outros locais do país. E muita gente pode estar, neste exato momento, emagrecendo e nem se dando conta pois está se divertindo. É sobre isso que vamos falar hoje sobre como certos ritmos carnavalescos ajudam a emagrecer e como pular carnaval, em geral, pode fazer bem p/ sua saúde (sem os exageros na comida e na bebida, senão o efeito é contrário, né).
 
Em uma hora de folia dá p/ queimar:
 
• Seguir um bloco de rua ou um trio elétrico: 700 calorias
• Dançar em um baile: 250 calorias
• Sambar na avenida: 500 calorias
• Pular micareta: 300 calorias
 
Pular Carnaval melhora o condicionamento físico, a capacidade pulmonar e queima calorias, como dito antes. O gasto energético p/ uma pessoa que está pulando e dançando, por duas horas, p/ alguém que pesa entre 55 e 60kg é de 960kcal, p/ alguém que tem 80kg é de é de 1300kcal (a cada 7000kcal perdidas se emagrece 1kg, é calcular e ver o quanto se quer perder e pular à vontade, se hidratando sempre, claro. Principalmente, quem for sedentário, deve dar intervalos p/ não ter um "troço" e beber muito líquido (e aí não tô dizendo cerveja, ok? Mas água, suco, água de côco. Óbvio que p/ quem gosta pode tomar uma cerveja, mas sempre intercalando c/ água, pois se beber muito menos assim e se evita a desidratação e engordar também)). Outro detalhe importante quando for pular é não esquecer do protetor solar (que deve ser retocado a cada 3 ou 4hs e, p/ quem for p/ praia, sempre que sair da água).
 
Vamos ver agora ritmo por ritmo e em várias ocasiões carnavalescas o gasto de cada um:
 
 
                                         
 
  • Baile de Carnaval:
Trabalha a parte interior dos glúteos, coxas, abdômen e pernas, queima de 300 a 500 cal/h.
 
 
                                           
 
Principal ritmo do carnaval baiano, bastante comum, hoje em dia, em todo o Brasil, e presente em várias academias, faz c/ que se perca de 450 a 600 cal por hora, movimentando todo o corpo (usa-se pernas, braços, pula, agacha, levanta... Tudo isso fortalece os músculos, emagrece e aumenta a resistência física e o humor também).
 
 
                                      
 
  • Samba:
Melhora a resistência aeróbica, a coordenação e favorece o equilíbrio e o ritmo. Também trabalha glúteos, coxas, abdômen e pernas (deve-se ter cuidado c/ o tornozelo, p/ evitar lesões, pois fica a maior parte do tempo flexionado. É possível fortalecer esta articulação c/ musculação). Dá p/ queimar até 600 cal em uma hora de samba.
 
 
                                                 
 
  • Micareta:
Vá de tênis, de preferência c/ amortecedor, pois se pula muito numa micareta. Tem grande trabalho aeróbico, e, como as outras, trabalha glúteos, coxas e pernas. Dá p/ perder de 325 a 650 cal/h.
 
 
                                      
                
  • Maracatu:
Tem origem na África e mistura teatro, dança, gingado e tradição. Como é coreografado, o que importa mais é a encenação, e o ritmo não é tão intenso quanto outros. Trabalha os membros inferiores e, em uma hora dá p/ queimar 300 cal.
 
 
                                        
 
 
Como você carrega uma fantasia além de dançar, o gasto é alto. É bom alongar antes e depois do desfile, pois as fantasias costumam ser pesadas. Mais uma vez, trabalha-se glúteos, coxas, abdômen e pernas. E o gasto pode ser de 650 e 800 cal/hora.
 
 
                                                     
 
  • Atrás do trio elétrico:
Exercício aeróbico intenso que exige bastante de braços e pernas. O gasto será proporcional ao esforço realizado (queima de 200 a 800 cal). Contribui p/ o bem estar (é bom hidratar-se a cada 20 min p/ evitar cãibras e exaustão).
 
 
                                           
 
  •  Bloco de rua:
Trabalha pernas e coxas e queima de 450 a 600 cal/h.
 
 
                                               
 
  • Frevoooooo *-*:
Last but no least... Dá p/ perceber que deixei o melhor p/ final, né? O ritmo mais pernambucano de todos foi declarado, em 2012, pela UNESCO, patrimônio imaterial da humanidade e tem mais de 100 anos de história (no Recife Antigo tem até o Museu do Frevo). Sem querer ser parcial, mas já sendo: é o mais divertido de todos. Frevo parece que aquece o sangue e instiga você a sair pulando, é vibrar ao som de "Vassourinhas" _mesmo quando você decidiu que já dançou o suficiente por aquele dia_, é quase mágico!! ^^ E, p/ quem quer emagrecer, é o melhor de todos também, não tem p/ ninguém: dá p/ queimar até 1200 cal/h!!! Fortalece todos os membros inferiores e os ombros também, aumentando o equilíbrio, o ritmo e a capacidade aeróbica. É o ritmo que predomina nos carnavais de rua. É considerado uma das danças mais completas p/ manter a forma, pois além de equilibrar o corpo tem a sombrinha. Trabalha glúteos, pernas, quadris e braços. É preciso ter atenção a tornozelos e joelhos e cuidado p/ não sobrecarregar as costas e deve-se alongar antes.
 
 
É isso, gente, espero que tenham gostado do post. E ótimo Carnaval p/ todos!! Brinquem mas sem esquecer da saúde e que a vida continua após o carnaval, ok?
 
P/ quem quiser conhecer um pouco mais da história de alguns desses ritmos clica aqui.
 
There´s somtehing about tomorrow... Dessa vez vou deixar vocês na curiosidade sobre o próximo post, ok? ;*